Expedições
 
Expedição da cana
Expedição da cana

Primeiro dia da expedição da cana



Enfim chegou a hora de realizar o grande projeto que são as expedições da produção. Segunda-feira, dia 29 de novembro, às oito horas da manhã, o grupo se reúne em um hotel às margens do rio Piracicaba. A equipe do Canal Rural é composta pelo produtor Alvaro Bittencourt, Rafael Batista diretor do Mundo 4×4 e também deste projeto, Demétrio Santos nosso cinegrafista, Willian Fernandes o motorista do carro de apoio e eu, Clovis Chakal. Nos acompanham ainda o Luis Carlos Herling, agrônomo da Basf, Tadeu Andrade que é diretor do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o mais importante instituto de pesquisas da cana no mundo e nosso anfitrião, e a funcionária da Secretaria de Turismo de Piracicaba Rose Massaruto. Tão importante quanto este time de especialistas são as Nissans Frontiers que vão nos levar por todas as etapas desta aventura.

Nosso primeiro objetivo foi o histórico bairro Monte Alegre, onde encontramos em ruínas uma das primeiras usinas de cana da região. O Arquiteto Balú, responsável pela revitalização desse bairro nos contou muito sobre a história dessa usina e mostrou detalhes da construção, da década de 1910, que apesar da deterioração mantém suas estruturas bem fortes. Seu objetivo é transformar esta área em um centro cultural. E foi ali, na área externa às ruinas, que encontramos os primeiros obstáculos fora de estrada, oportunidade para curtir todas as virtudes da picape Nissan, que fez bonito nos barrancos e curvas estreitas.

Nosso almoço foi na beira do Rio Piracicaba. O cardápio?? Filés de Piapara, peixe Filhote e Pintado, todos assados com molho de alcaparras e acompanhamentos. Uma delicia!!

Depois de uma comida dessas não foi fácil encarar um aula sobre cana. Seguimos para o Centro de Tecnologia Canavieira onde o Tadeu nos mostrou o processo de reprodução assistida de brotos geneticamente modificados, depois conhecemos os laboratórios do centro, que por sinal são os mais conceituados do mundo quando se trata de cana e ainda visitamos a estufa onde é monitorado o crescimento de espécies selecionadas. Realmente uma aula surpreendente, que conseguiu mostrar todo o desenvolvimento tecnológico do Brasil para esta cultura.

Já no final de tarde, pra aliviar o stress, mais um pouco de off-road. Agora andando mais rápido, no meio das lavouras de cana. É muito bom levantar a poeira!! Depois, hotel, jantar e cama. Amanhã é outro dia. Vamo que vamo!


Off road no meio da cana



Depois de um dia de deslocamento entre Piracicaba e Ribeirão Preto, começamos o terceiro dia em grande estilo, pegamos o helicóptero do Sr Maurilio Biaggi. O roteiro foi de sobre voo dos canaviais e usinas da região. Um rasante por um rio , no meio das arvores, parecia o Vietnan...

Mais tarde nos encontramos com Sr Maurilio e seguimos para uma lavoura, ainda de helicóptero. Eu adoro voar, mas o 4x4 é meu ambiente. A chuva da noite deixou um barro vermelho especial para as brincadeiras. Tapei a Frontier de lama.

De tarde ainda fui numas fazendas que o Tadeu conhecia, descobri pedras e erosões na região. A parte de trilhas que eu procurava eu achei, as imagens ficaram muito boas.

Todos as noites eu visitava a cervejaria Pinguim, que coisa.

24 a 30 de novembro 2010
Data: 24/11/2010


Galeria de fotos
Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar
 
Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar
 
Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar Ampliar
 

Savarauto

CURTLO

Atitude 4x4

Artsom

Brasil GPS Garmin

Corte Zero

Fade Vídeo

Fazenda Pampeana

Palmeira Pastos

msmidia.com
Home | Empresa | Eventos | Expedições | Aventuras | Contato

Copyright 2003-2016 - www.chakal.com - Todos os direitos reservados.